sexta-feira, 2 de julho de 2010

Impactos ambientais no rio do "Guilherme" - Jaguaruana



Nos tempos atuais a degradação do meio ambiente tem sendo alvo de varias discussões no campo cientifica as pessoas não estão se importando com o nosso meio ambiente e estão destruindo completamente.
Um exemplo bem significativo é rio do Guilherme que fica situado na passagem do São Jose e Antonópolis. Está havendo uma mudança bastante preocupante que é a migração de varias pessoas nos finais de semana algumas trazem comida em saco plástico e enlatados e jogam as margens o rio, Por isso a poluição esta começando a ser um problema serio ao meio ambiente do rio.
Um lazer que pode acabar se não for cuidado, a falta de água ta começando a preocupa as pessoas que tiram o sustento do rio, a emissão de cloro e sabão emitido por mulheres próximas ao rio esta afetando diretamente aos peixes.
No período de inverno quando o rio fica muito cheio é bom pelo um lado e ruim por outro, o assoreamento trazido pela a enchente após a terminação da estação deixa o rio com uma enorme quantidade de areia que impede a água de ficar, deixando ainda mais pobre o ecossistema perante a natureza.


Conclusão
Ao concluir este trabalho minha equipe e eu esperando que os leitores que leram este pequeno texto mas com uma idéia bastante grande que é o movimento do meio ambiente possa refletir sobre o que esta acontecendo com o nosso planeta e que possam mudar o destino dele para melhor.

Série: 3º ano D


Alunos :Dalila, 4


Erivânia, 6


Roberio, 22


Junior, 14


Jeanne, 7

Degradação do meio ambiente no Bairro da Lagoa - Jaguaruana-Ce


Um dos problemas ambientais locais que temos é no bairro da Lagoa no município de Jaguaruana, com a propria lagoa que esta totalmente poluida e em estado de pura calamidadenem os peixes sobrevivem a sujeira.Uma das coisas que acontecem frequentimente é a colocação de lixo que contribuem para a poluição da lagoa e sem falar que os próprios moradores interram animais na beira da lagoa o que deixa o solo e a água pluídaso que deixa a situação irreversíveluma vez que queiram resolver a situação.


Possíveis Soluções:

Uma das soluções poderia ser a limpeza da lagoa o que poderia ajudar seria algumas campanhas educativas para conscientizar a populasão a não jogar dejetos, animais mortos, produtos químicos o lixo em geral.Assim podemos ter não só esperança de um meio ambiente limpo na lagoa mas como para toda a comunidade.

Série: 3° Turma:E Turno: Tarde

José rodolfo lima coelho Nº21

Jorge Luis Oliveira Nº19

Joalisson Fagner Costa oliveira Nº18

Maik Souza Nº23

José Roberto da Silva Nº20


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lagamar,berço de um povo




Um tema tão polêmico, em nosso meio e que tem causado um debate não só na comunidade nacional como também internacional, que é a degradação que o meio ambiente vem sofrendo.
Em nossa realidade e do município vemos o problema que está sendo causado na lagoa do lagamar, situada na comunidade de São José, devido ao mau uso de seus benefícios, a carcinicultura, a pesca predatória. Vemos em apuros esse bem tão precioso para a região, onde pequenos pescadores tiram o seu sustento a partir dali. Estudos feitos com os mais antigos revelam que a situação da referida lagoa está péssima, pois a anos atrás ali era um lugar importante com fauna e flora abundante, hoje vemos um lugar, degradado, e que está sumindo pouco a pouco pela diminuição de suas águas.

Portanto, devemos defender este bem, e tentar achar soluções para o problema, se o poder público não tentar minimizar o problema veremos esta lagoa sumindo repentinamente sem que nada tenha sido feito.


Turma: 3º Ano D
Felipe, 19
Eliana, 05
Sara, 38
Ronald, 35

Impactos Ambientais no Córrego das Melancias, Município de Jaguaruana-Ce



A trajetória histórica da ampliação de áreas urbanas tem demonstrado que o crescimento das cidades provoca impactos sócio ambientais, causando danos ao meio físico e a sociedade. Os problemas mais comuns nos centros urbanos esta relacionadas a falta de planejamento territorial que culmina no não cumprimento das leis ambientais. Entre os recursos naturais mais atingidos estão os corpos d’agua e a vegetação. O homem ao alterar esses dois componentes do meio natural desencadeia desequilíbrios aos demais componentes que formam o sistema, neste caso o sistema integrado, meio natural e meio urbano. Inserido neste contexto, o Córrego das Melancias, localizado na área urbana do Município de Jaguaruana-Ce, vem sofrendo impactos ambientais provenientes do crescimento desordenado e da falta de planejamento. Os problemas ambientais são decorrentes da deposição de lixo em suas margens, terminais de esgotos a céu aberto, desmatamento das margens com consequente assoreamento, exploração de argila entre outros. Este trabalho teve como objetivo identificar as alterações ambientais, buscando fazer uma avaliação dos impactos ambientais para possível planejamento territorial para a área. A relevância do mesmo esta na iniciativa de desenvolver uma pesquisa numa área importante ecologicamente que não é reconhecida pelo poder público administrativo.




RESULTADOS: Foi constatado que a ação do poder público em sanar os diversos problemas existentes na área é de caráter social e ambiental é inexistente. A falta de fiscalização e o não cumprimento da lei orgânica municipal de proteção ambiental deixam claro a negligencia do poder local. Os dados estatísticos sobre as condições habitacionais evidenciam, a falta de uma política pública comprometida com o bem estar social que procure equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. A pesquisa demonstra que as fábricas que despejam inúmeros agentes poluidores no Córrego comprometendo a qualidade de vida da população local ,fauna e flora, por isso é necessária uma política ambiental voltada para a recuperação da referida área. Através da analise das entrevistas pode-se constatar que não há conscientização dos moradores com relação ao Córrego das Melancias, quanto ao uso e ocupação de suas margens, exploração da argila, desmatamento da mata ciliar, má utilização de parte da terra destinada a pastagem, erosão e consequentemente o assoreamento do leito do curso d’agua. A exploração da argila para fabricação de telhas e tijolos produz inúmeras crateras nas margens do rio, sem qualquer comprometimento na recuperação da área explorada. Foi constatado que 70% dos esgotos domésticos são lançados no Córrego das Melancias eutrofizando e inutilizando, portanto, o aproveitamento de sua água.

CONCLUSÕES: Após o término deste trabalho foi possível constatar o agravamento da poluição na água do Córrego das Melancias nos últimos 30 (trinta) anos, por inúmeras vias poluidoras que se caracterizaram tanto pelo depósito de resíduos industriais, como também pela densidade demográfica desordenada, sem infra-estrutura básica, que comprometeram toda a biodiversidade do local. A promoção das melhorias das habitações através de programas de urbanização e mutirões habitacionais poderia fortalecer os moradores na luta pela melhoria na qualidade de vida, juntamente com incentivo da permanência de crescimento da vegetação secundária visando a recuperação da biodiversidade existente antes naquele ambiente. O descaso das autoridades e dos moradores com a problemática gerou um quadro aparentemente irreversível, pois a conscientização dos mesmos seria um fator primordial para a solução de tal problema. As condições sócio-econômicas estão associadas aos impactos ambientais, pois a produção de lixo inorgânico, escoamento de águas servidas e as habitações precárias, possibilitaram a difícil situação que hoje a área se encontra, onde parte da população anseia por ações concretas e imprescindíveis para a reversão deste quadro, medidas essas que deveriam ser tomadas principalmente pelo poder público.

Turno: Tarde - Serie: 3º ‘ D ’

Nome:
Francisca Jéssica Barbosa Carlos, 8
Mariana Pereira, 27
Lásaro, 13
Naiane, 30

Degradação do meio ambiente de Jaguaruana



Em preocupação da população, foi analisado um problema gravíssimo na nossa cidade, a poluição de um rio, afetando a população ao redor.

  • À medida que o tempo foi passando o problema se tornava cada vez mais grave, enquanto as pessoas jogavam lixo em uma pequena passagem de um rio, as grandes empresas depositando materiais químicos contribuíram para que o rio fosse se degradando aos poucos, outro erro também foi apresentado: algumas pessoas decidiram morar neste local atingido pela poluição ambiental.



Soluções:


1º construção e implantação de saneamento básico.

2º evitar jogar lixo em ambientes não apropriados.

3º fazer a limpeza do córrego.


Nome:Ednardo, André,Carlos Eduardo,Paloma,Rayane

Série:3ano(E)

Número:07,13,05,33,34






quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pesca predatória na Lagoa do Lagamar, no Município de Jaguaruana


Sete homens são presos por pesca irregular de 400 quilos de camarão.
A Polícia Militar apreendeu nesta terça-feira (18), no município de Jaguaruana, 402 quilos de camarão, 18 caixas utilizadas para armazenar o pescado, uma balança e quatro redes de pesca, além de vários objetos, como facas, facões e goivas. A apreensão aconteceu em uma lagoa na localidade de São José do Lagamar e resultou, ainda, na prisão de sete homens.
Floriano Rodrigues Viana, 67, Francisco Rochiel Alves da Costa, 42, José Marcileudo Ferreira, 32, Cristiano Soares da Silva, 32, Francisco Maciano da Silva Santos, 24, e João Bosco Morais de Sousa, 20, pescavam de forma irregular na lagoa conhecida como Lagamar. Eles foram autuados no Art. 34 da Lei nº 9.615, de crimes ambientais, e serão encaminhados para o presídio local.
Ainda foi preso na operação Raimundo Batista da Silva, 82, apontado como a pessoa que contratou os pescadores para realizar o serviço. Ele foi indiciado, mas liberado em seguida por se tratar de um senhor de mais de 80 anos e que tem problemas cardíacos, além de diariamente remédios controlados.
Raimundo Batista também foi autuado pelo IBAMA, que compareceu ao município e aplicou R$ 20 de multa por cada quilo de camarão apreendido, totalizando R$ 8.040,00, adicionando mais R$ 2 mil e chegando a um valor total de R$ 10.040,00.
Material apreendido A maioria dos camarões apreendidos não media sequer 1cm e, segundo informação dos pescadores, o pescado seria enviado para o estado do Pará para ser comercializado. Todo o camarão apreendido foi doado a Secretaria de Educação do município para ser aproveitado na merenda escolar.
Fonte: Jangadeiro Online
Soluções

Sabemos que os visitantes não podem pescar, porque não colocar guardar para decidir quem pode ou não pescar nessa área, devem empregar uma lei para que os visitantes pesquem somente o necessário para satisfazer suas necessidades .
Equipe:
Alisson Santos 01
Josê Késsia 20
Nara Thaís 37
Thaynara Galvão 36

terça-feira, 29 de junho de 2010

Queimadas no Curralim da Barra


A poluição da atmosfera terrestre, a partir de interferencias humanas, é atualmente um dos maiores problemas ambientais das grandes cidades e lugares onde ocorre a concentração de pessoas, pois elas convivem diretamente com diversos gases liberados ao ar por materiais periculosos.

As queimadas, por exemplo, polui o solo e o ar, podendo provoar partículas de poeiras com a presença de micróbios no ar que são os causadores das doenças, como podemos observar na foto abaixo.


A solução é não poluir o ar com queimadas que provoca a liberação de fumaças;não mpoluir o solo cm produtos tóxicos que possa prejudicar o ar com a liberação de gases, com o passar do tempo e não jogar lixo nas ruas da cidade.

Grupo: 3º Ano E - Tarde
Marcia 11
Mariane 31
Iara 09
Mara 24
Brena 02

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Poluição na Área de Lazer



A situação dos praticantes de esporte estão num drama que as autoridades não consegue conter,pois o campo de futebol está sendo usado como lixão pois os moradores de lá não junta o lixo para o carro pegar e ficam jogando na área de lazer.

Os jovens que jogam todos os dias saem prejudicados por causa do lixo,e muitos deles se machucam por pedaços de vidros que ali existem.Como se não bastasse provocam as queimadas que ficam ao redor do campo,já falamos com autoridades competentes mas os moradores não tem consciência dos atos que fazem.

Devemos nos consientizar de que tal lugar não seja prejudicado ou poluído,esse é um local onde nos divertimos e não entramos pra marginalidade ou coisas do gênero.

Concluímos nesse trabalho que os lugares de lazer não é para poluição e sim para o desenvolvimento de todos que ali estão para desfrutar desse lazer.


Aunos: 3ºB turno:Manhã

RAFAEL BATISTA :35

JOÃO CARLOS SALES 41

JOSÉ VALDEIRTON 26

VALDEIR LIMA 22

DAILTON RIBEIRO 08

O uso da água

A água pode ser usada no consumo humano, no animal, na irrigação consumindo 75% da água, e em outras areas como nas indústrias, turismo e lazer piscicultura, cassinacultura,geração de energia e na manutenção do ecosistema. a água está ligada nos principais setores com a criação de organismos aquáticos como o camarão e a tilápia.


Proteção e manutenção das manancias de água


Evitar a contaminação, protegendo as matas e fazendo o reflorestamento junto as nascentes com isso a população deve fazer o uso racional da água tanto no inverno quanto no verão e protegendo a mata ciliar evitando o desmatamento das margens dos rios não deixando pessoas desmatar, para construir ou cultivar nas encostas dos rios é diminuir o uso desenfreado de fertilizantes e agrotóxicos proxímos as margens dos rios.

Alunos: 3ano B Manhã

Anderson

Irlanara

Kalena

Michelle

A poluição da lagoa



A lagoa cujo deu origem ao nome do bairro lagoa é mais uma vítima da poluição que o homem provoca.

A lagoa cujo deu origem ao nome do bairro lagoa é mais uma vítima da poluição que o homem provoca.

A poluição da lagoa é causada pelo esgoto da cidade que é depositado lá, o lixo que os moradores jogam nas ruas, que acaba chegando lá quando começa a época chuvosa... e além da poluição a lagoa ainda sofre com a urbanização , pois as pessoas soterram para construção de casas.

Os problemas para a população que lá mora, começa a aparecer quando começa as chuvas. Com as chuvas a lagoa não suporta o acumulo de água,causando enchentes, e a água suja acaba trazendo várias doenças para as pessoas.

Não é só as pessoas que sofrem com a situação, mas a fauna e a vegetação são bastante afetados.


Soluções para amenizar tais problemas.


O poder público tem que tomar decisões quanto o esgoto da cidade;

A população ter consciência de não mais jogar lixo;

Não construir mais casas perto da lagoa e de esgoto;


O poder público deve tomar consciência que a da poluição da lagoa é um problema que interfere muito na comunidade. E que deviam ter dinheiro suficiente para comprar as varas de cano, pois falaram que o esgoto está lá jogado porque não tem dinheiro pra comprar e se nós moradores quizessemos amenizar o problema deveríamos tirar do nosso próprio bolso.

A poluição da lagoa é causada pelo esgoto da cidade que é depositado lá, o lixo que os moradores jogam nas ruas, que acaba chegando lá quando começa a época chuvosa... e além da poluição a lagoa ainda sofre com a urbanização , pois as pessoas soterram para construção de casas.

Os problemas para a população que lá mora, começa a aparecer quando começa as chuvas. Com as chuvas a lagoa não suporta o acumulo de água,causando enchentes, e a água suja acaba trazendo várias doenças para as pessoas.

Não é só as pessoas que sofrem com a situação, mas a fauna e a vegetação são bastante afetados.


Soluções para amenizar tais problemas.


O poder público tem que tomar decisões quanto o esgoto da cidade;

A população ter consciência de não mais jogar lixo;

Não construir mais casas perto da lagoa e de esgoto;


O poder público deve tomar consciência que a da poluição da lagoa é um problema que interfere muito na comunidade. E que deviam ter dinheiro suficiente para comprar as varas de cano, pois falaram que o esgoto está lá jogado porque não tem dinheiro pra comprar e se nós moradores quizessemos amenizar o problema deveríamos tirar do nosso próprio bolso.



Trav: Santo Antônio Bairro: Lagoa

3º Ano 'B'

Alunos: Johana,Nataniely,Erilza,Flávio,Taciana N°: 25,33,13,12,29

Enchente de 2009


Enchente ou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de agua do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência.


Existem cheias artificiais provocadas por erros de operações de comportas de barragens ou por erros de projetos de obras hidráulicas como bueiros, pontes , diques, etc.


Como todo fenômeno natural pode-se sempre calcular o período de retorno ou tempo de recorrência de uma enchente.


Quando este transbordamento ocorre em regiões sem ocupação humana, a própria natureza pode se encarregar de absorver os excessos de água gradativamente, gerando poucos danos ao ecossistema, mas podendo gerar grandes danos à agricultura.


Em 2009 aconteceu uma enchente no município de Jaguaruana,trazendo muitos


problemas para a população.









Equipe: Ana Cristina,Pedro Igor,Valquilene,Yuka


3º Ano 'B' Nº 04,34,39,17



quinta-feira, 24 de junho de 2010

esgoto

Hoje é um dos problemas ambientais que mais nos deparamos, pois muitos podem não pensar que não é uma causa, mas ele pode gerar vários riscos para o meio em que vivemos.começando a prejudicar a você e o meio ambiente de modo geral.

O esgoto a céu aberto causa vários problemas sendo um deles a degradação do solo e a poluição do ar que ficará com mau cheiro e causará vários problemas a saúde.

Uma das soluções era que esse esgoto fosse levado para um lugar em que fosse tratado.



alunas

Emanuele nº14

Jesivania nº26

Vanessa nº30

Aline nº25


3º E Tarde

Não há saúde sem saneamento.


Essa situação do setor de saneamento no município tem consequências muito graves para a qualidade de vida da população principalmente aquelas mais pobres,e mais afastadas do centro da cidade onde 65% das situações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão associadas à falta de saneamento básico.

Uma pesquisa feita e comprovada certifica-se que em 1998 morreram 29 pessoas em 2 meses decorrentes de falta de água encanada,esgotos e coleta de lixo.A eficácia dos programas federais de combate à mortalidade infantil esbarra na falta de saneamento básico.

Algumas doenças como essas são causadas por falta de saneamento:Poliomielite,hepatite tipo A,giardíase,desinterias amebiana,diaréia por vírus,febre tifóide,febre paratifoide,diarréia por desinterias bacterianas como a cólera.

Todo esse problemas pode ser tratados de maneira eficiente como rede de saneamento subterrâneo e tratamento adequado da rede de esgoto.





Alunas:Isabela,Liliana e Jéssica

Francisco Jaguaribe

3° Ano ''E'' turno: tarde

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mortabilidade de peixes no rio Jaguaribe

Mortabilidade de peixes no rio Jaguaribe

A grande degradação ocorreu no dia 15 de Março de 2005 terça-feira na comunidade de Córrego do Machado distante oito quilômetros da sede de Jaguaruana, município a178 quilômetros de Fortaleza.

Moradores da área afirmam que praticamente todos proprietários rurais estão atuando na criação de camarões rosa sá.

A razão do problema não é segredo para ninguém, todos afirmam unânimes e sem receio que a razão maior é a “metra” metabisulfito de sódio que foi escoado para o rio após a despesca de três mil quilos de camarões numa das propriedades mantém criatorios da espécie em cativeiro na área. Segundo agricultores essa foi a primeira vez que isso aconteceu naquela área, na opinião dos mesmos isso aconteceu devido o rio esta com pouca água, diferente de ano anteriores.

Quando procurado o proprietário do J.E.O que preferiu não se identificar afirmou que a metra intoxica até mesmo os operários que fazem uso do produto sem proteção.

Após análizar chegou-se a conclusão que uma das soluções mais viáveis tendo em vista a dimensssão o problema seria buscar algum produto que pudesse consservar os camarões sem ocasionar danos maiores ao meio ambiente tendo em vista que ambos fornecem sustentabilidade para os moradores da área.

Mortabilidade de peixes no rio Jaguaribe

CAMILA JANAINA Nº03

CLEIDIANE RAMALHO Nº 06

JULIETE DA SILVA Nº22

TAIANA LUCAS Nº35

TURNO: TARDE 3º ANO E


segunda-feira, 21 de junho de 2010

O homem e a natureza

As necessidades do homem aumentam conforme a sua ascendência na escala social. Uma pessoa comum, geralmente parte da base da pirâmide onde moradia própria e renda supri as suas necessidade primárias. Num segundo estágio transporte, saúde, educação profissional, etc, atende as necessidades secundárias e no topo da pirâmide ele busca status social.

No transcorrer deste percurso as indústrias de transformação e serviços trabalham a todo vapor num processo de aperfeiçoamento contínuo para atender a tais necessidades retirando da natureza quantidade cada vez maiores de recursos naturais.

Paralelo a isso, a população cresce a cada ano e o meio ambiente não estar mais conseguindo repor os recursos dele extraído na proporção deste crescimento. Mas o fato mais agravante neste processo é questão da consciência ecológica do homem que é o único animal que degrada o ambiente em que vive.

Em todo o mundo a mídia tem amplamente divulgado ações de caráter ecológico, seja por parte de instituições públicas ou privadas, contingenciadas por pessoas preocupadas com o futuro do planeta. Porém até hoje os encontros protagonizados pelos líderes das nações mais ricas do planeta para discutir o clima da Terra geralmente fracassam em função da defesa dos interesses econômicos de cada país.

Em consequência diariamente nos deparamos nos noticiários com tragédias naturais ocorridas devido ao desrespeito do homem ao ambiente em que vive. É como se a natureza, estivesse mandando um ultimato para todos nós.

Repensar as nossas ações em relação a ecologia não é mais uma questão da qualidade de vida de hoje, mas uma necessidade urgente de restabelecer o equilíbrio na natureza para a perpetuação das espécies de vida, inclusive a humana, no futuro.

Mauro César Pereira da Rocha

Professor do Laboratório de Informática Escolar LEI